domingo, 1 de abril de 2007

Mudando para OpenOffice.

Um certo receio se espalha, ao falarmos em formas diferentes de escrever textos, formatar planilhas, apresentações de Slide, em tempos de Web 2.0 e novos recursos, ainda se mantém velhos hábitos. Um deles é migrar a plataforma de aplicativos de escritório.

O que foi facilitado pela Microsoft rendeu-lhe a monopolização do setor, o Office seria tão bom quanto o OpenOffice, mas o único inconveniente desse pacote é seu preço, uma consulta, a alguns sites revelam seu preço, 1.599, 00 R$ (Hum mil quinhentos e noventa e nove reais).

Mas acalme-se, existe gente, muito boa e interessada em facilitar a vida de forma colaborativa. E é por esse motivo, que estou definitivamente largando o Office Pirata, para usar o OpenOffice, que está disponível até para instalar no seu Windows Pirata, que custou 10 Reais ali no camelô, ou que você mandou o técnico da loja que fez o financiamento pela Caixa instalar.

Então vou falar um pouco sobre OpenOffice, e depois volto a tocar nesse assunto de pirataria. Assusta as vezes trocar a plataforma, para um novo sistema, eu fiquei surpreso, entre o colaborativo e o do Bill, a diferença é muito sucinta para usuários comuns, algumas coisas modificam, ali e acolá e se você já se vira bem com o Office piratinha, venha para o OpenOffice, se você ainda não conhece o piratinha, é até melhor começar com o OpenOffice.

E você pode me dizer:
Como vou abrir meus documentos na escola, faculdade, empresa?

Bem, eu já tive isso, salvar e abrir noutro lugar pra imprimir, o OpenOffice pensou nisso, e tenho a possibilidade de abrir os documentos em outros lugares simplesmente dando um salvar como e salvar no formato doc.

Mas eu não vou usar o OpenOffice, porquê o da Microsoft é consagrado e eu num pago esse preço horrível.

Ledo engano, se 50% das pessoas passassem a pensar que OpenOffice é melhor que Office, com certeza a Microsoft repensaria sua política de preços e teríamos muitas melhorias para os usuários finais. Você pode afirmar que não paga, mas pensando bem, você não só colabora com a pirataria, mas se mantendo usuário do Office, você acaba se tornando indiretamente um usuário que alimenta o império de Bill Gates.

Vai ai meu tributo! E pense bem, não tenha medo!

Nenhum comentário: